Processo Seletivo 2021-2

Mestrado e Doutorado: de 17/05/2021 a 17/06/2021.

Edital

Confira o edital do processo de seleção de novos alunos para o Curso de Pós-Graduação em Matemática (Mestrado e Doutorado).

Documentos Necessários

Formulário de inscrição online: Mestrado e Doutorado.

Os seguintes documentos deverão ser anexados ao próprio formulário:

• foto pessoal;
  • históricos e diplomas de graduação; se houver, históricos e diplomas de mestrado (todos num único arquivo PDF).
  • Questionário de mestrado (GDOCS) ou  doutorado (GDOCS) devidamente preenchidos.

Modelos para as Cartas de Recomendação: em português (DOCX; PDF), English (DOCX; PDF), español (DOCX; PDF). O candidato deve pedir a dois recomendantes que enviem suas Cartas de Recomendação para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. até 23/06/2021.

Posteriormente, se aceitos, candidatos para o Programa de Mestrado ou Doutorado deverão apresentar no ato da matrícula:

• Documento de identidade e CPF;
  • Diploma ou certificado de conclusão de graduação (se apresentar apenas o certificado, o candidato deverá apresentar o diploma até no máximo 60 dias após a matrícula);
  • Candidatos aceitos graduados no exterior, deverão apresentar seu diploma e histórico escolar com o apostilamento de Haia ou com a comptetente autenticação por autoridade consular brasileira no país onde foi expedido o documento no prazo máximo de 90 dias após a matrícula.

Processo de Admissão

A comissão de seleção avaliará e classificará os candidatos dentro do número de vagas previsto na forma descrita no edital. A critério da comissão e de acordo com as informações específicas do edital, a admissão ao Doutorado ou ao Mestrado poderá ser condicionada a (i) Entrevista e arguição do candidato; e/ou (ii) Desempenho em disciplina regular do curso de verão a ser indicada pela comissão.

Os candidatos selecionados estarão cientes de que, ao final do curso, a dissertação ou a tese será disponibilizada nas páginas do Programa e da CAPES e no repositório institucional da UFF.

Orientação

Todo aluno devidamente matriculado terá um professor orientador designado pela coordenação do curso. Cabe ao orientador acompanhar o desempenho acadêmico do aluno bem como aprovar o seu programa de estudos no início de cada período.

Inscrição e trancamento de matrícula

O aluno matriculado no Curso deverá solicitar, nas épocas indicadas pela Coordenação, inscrição em disciplinas ou atividades, apresentando, na oportunidade, o respectivo plano semestral de estudos, devidamente aprovado pelo seu orientador.

O trancamento de matrícula poderá ser efetuado por 1(um) período letivo. O aluno terá sua matrícula cancelada quando:

1. esgotar o prazo máximo, fixado no respectivo currículo, para a conclusão do Curso;

2. for reprovado 2 (duas) vezes em um exame sobre mesmo conteúdo ou 3 (três) vezes em exames de conteúdos distintos.

3. não obtiver o rendimento mínimo, como determinado pelo Colegiado do Curso.