Para solicitar formação de banca: Formulário Trabalho Final de Doutorado (Tese).

Para defesas anteriores a 2020: Pesquisa/Dissertações e Teses.

Para solicitar formação de banca: Trabalho Final de Mestrado (Dissertação ou Monografia).

Para defesas anteriores a 2020: Pesquisa/Dissertações e Teses.

Para solicitar formação de banca: Exame de Qualificação (Doutorado).

Dissertation Defense: A geometria de grupos fuchsianos

M.Sc. Candidate: Lorhan da Silva Costa

Thesis Committee: Javier Ribon Herguedas (Advisor, UFF), Carlos Meniño Coton (Universidade de Vigo), Gabriel Calsamiglia Mendlewicz (UFF).

Date: 12 sep 2022, 10h.

Place: Google Meet: meet.google.com/iux-updn-xwk.

Abstract: Nesta dissertação, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre resultados clássicos da Geometria de grupos Fuchsianos, baseado principalmente no livro "The geometry of discrete groups" de Allan F. Beardon. Foi apresentado o conceito do plano complexo estendido e de transformações de Möbius. Em seguida, foram apresentados dois modelos da geometria hiperbólica, ambiente sob o qual é o foco deste trabalho. Apresentou-se o conceito dos subgrupos discretos de isometrias e dos grupos fuchsianos. A partir daí, estudou-se os conceitos de polígonos fundamentais convexos, sua geometria e o Teorema de Poincaré sendo este um teorema clássico que garante a existência de grupos fuchsianos para determinados polígonos.

Thesis Defense: On the classification of fibrations by genus two singular curves via fibrations by elliptic curves on surfaces

Ph.D. Candidate: Reillon Oriel Carvalho Santos

Thesis Committee: Rodrigo Salomão (Advisor, UFF)
João Hélder Olmedo Rodrigues (Coadvisor, UFF)
Andre Luis Contiero (UFMG)
Cecília Salgado Guimarães da Silva (UFRJ/University of Groningen)
Karl-Otto Stöhr (IMPA)
Abramo Hefez (UFF)

Date: 18 nov 2022, 11h.

Place: Room 407, Bloco H, Campus Gragoatá, UFF.

Leia mais:Def Dout 20221118

Qualifying Exam (Ph.D.)

Candidate: Andres Avelino Lipa Carrizales

Area: Functional Analysis (Secondary Area)

Examining Committee: Juan Bautista Limaco Ferrel (UFF), Carlos Manuel Guzman Jimenez (UFF), Pitágoras Pinheiro de Carvalho (UESPI).

Date: 18 nov 2022, 14h.

Thesis Defense: Theoretical Results on the Controllability of Nonlinear Partial Differential Equations

Ph.D. Candidate: Denilson Menezes de Jesus

Thesis Committee: Juan Bautista Limaco Ferrel (advisor, UFF)

Enrique Fernández Cara (Universidad de Sevilla)
Enrique Zuazua (Friedrich-Alexander-Universität)
Fagner Dias Araruna (UFPB)
Jose Felipe Linares Ramirez (IMPA)
Diego Araujo de Souza (Universidad de Sevilla)
Pitágoras Pinheiro de Carvalho (UESPI)

Date: 20 apr 2022, 09h.

Place: Google Meet: meet.google.com/esj-hndf-kkn.

Abstract: A presente tese compila três diferentes pesquisas desenvolvidas durante o curso de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Matemática da Universidade Federal Fluminense (UFF), sob a orientação do professor Juan Bautista Límaco Ferrel. O campo de estudo desta tese é a teoria de controle de equações diferenciais parciais, onde apresentamos três pesquisas sobre os seguintes tópicos: controle ótimo; controlabilidade nula local; e equilíbrio de Pareto. Na primeira, propomos o estudo de um determinado sistema parabólico quase linear. Investigamos o aspecto de controlabilidade ótima deste modelo, provando em um cenário geral que existe um controle ótimo. Em uma estrutura particular de interesse prático, estamos aptos a caracterizar o controle ótimo e o estado correspondente. Na segunda, o estudo dedica-se a analisar, do ponto de vista teórico, a controlabilidade nula local de um tipo de sistema parabólico quase linear onde o coeficiente de difusão depende do gradiente da variável estado. Em nosso resultado principal, provamos que, sob algumas suposições naturais, a controlabilidade nula local é válida. Para tanto, consideramos o problema de controlabilidade nula para o sistema linearizado, deduzimos novas estimativas sobre o controle e o estado e, então, aplicamos um teorema de inversão local. Finalmente, a última pesquisa investiga o equilíbrio de Pareto para problemas de controle ótimo bi-objetivo. Nosso framework compreende a situação em que um agente atua com controle distribuído em uma porção de um determinado domínio, e visa atingir dois alvos distintos (possivelmente conflitantes). Analisamos sistemas governados por equações de calor lineares e semilineares e também sistemas com controles multiplicativos.

Dissertation Defense: A Teoria de Gauss-Bonnet-Chern e suas aplicações

M.Sc. Candidate: João Rodriguez Marcondes

Thesis Committee: Detang Zhou (Advisor, UFF), Gregorio da Silva Neto (UFAL), Ernani Ribeiro Junior (UFC), Carlos Penafiel (UFRJ).

Date: 26 aug 2022, 14h.

Place: Google Meet: meet.google.com/axj-ebba-uwy.

Abstract: O Teorema de Gauss-Bonnet-Chern em dimensões maiores que 2, de forma intrisica ao ambiente, é conhecida desde sua publicação em 1944 no artigo [Che44]. Essa dissertação de mestrado, sob a orientação do professor Zhou Detang (UFF), contém a demonstração original de S. S. Chern e conclui com a sua demonstração em [Che55] do Teorema de Milnor, que foi provado primeiramente por J. Milnor. Esses resultados são obtidos a partir da elegante maneira de escrever o tensor de curvatura utilizando a matrix de curvatura e as restrições que se pode tirar sobre o tensor de curvatura como feito por R. L. Bishop e S. I. Goldberg em [IG64].

Qualifying Exam (Ph.D.)

Candidate: Gian Marcos Maldonado Ruiz

Area: Control Theory and Mathametical Biology (Primary Area)

Examining Committee: Max Oliveira de Souza (UFF), Abderrahman Iggidr (Université de Lorraine), Gauthier Sallet (Université de Lorraine, Inria, CNRS, IECL).

Date: 24 oct 2022, 10h00.

Pagina 1 de 8