Matéria da Folha destaca trabalho matemático em Epidemiologia
Gonçalo Oliveira é o nome do matemático e professor da nossa universidade que apontou um problema no modelo-padrão utilizado internacionalmente para o controle de epidemia e que analisa os fatores que determinam a frequência e a distribuição das doenças na humanidade. O seu grande feito rendeu simplesmente um artigo publicado na “Journal of Mathematical Biology”, que os revisores definiram como “uma necessária extensão da teoria”.
Embora não seja familiarizado com o universo da biologia, a pandemia da Covid-19 o motivou a olhar para essa área. De acordo com o professor, os estudos até então existentes partem do princípio de que a probabilidade de contágio de uma infecção é sempre igual, independentemente do tipo de contato entre as pessoas. Porém, segundo ele, isso é irrealista.
A sua proposta vai além e busca uma adaptação do atual modelo, levando em consideração variados tipos de interações e suas probabilidades de transmissão de vírus. O trabalho foi reconhecido entre os especialistas, que destacaram a importância da descoberta para as pesquisas na área.
Parabéns ao nosso docente! Confira a matéria completa no Blog da Folha de São Paulo.