Escola Virtual AGRA IV (Aritmética, Grupos e Análise)

Datas: 16 - 20 de Agosto de 2021 (primeira parte, online) + 2022 (segunda parte, presencial).

Inscrições (sem custo): http://indico.ictp.it/event/9617/ até 26 de Julho de 2021.

Detalhes: O evento será em espanhol e português.

A escola é voltada para o público latinoamericano mais jovem (estudantes, pós-docs e jovens pesquisadores) interessados em teoria dos números no sentido amplo (com conexões à geometria aritmética, análise e dinâmica, por exemplo). Consistirá de 4 minicursos, seguidos de tutoriais, listados a seguir:

Minicurso 1:
Introducción al análisis de Fourier de orden superior
• Julia Wolf (Cambridge, UK)
• Pablo Candela (UAM / ICMAT, Spain)

Minicurso 2:
Aritmética de variedades de alta dimensión
• Tony Varilly-Alvarado (Rice, USA)
• Damiano Testa (Warwick, UK)

Minicurso 3:
Combinatória de superfícies quadriculadas e geometria de espaços de módulos
• Carlos Matheus (École Polytechnique / CNRS, France)
• Vincent Delecroix (Bordeaux / CNRS, France)

Minicurso 4:
Ecuaciones diofantinas con pocas soluciones
• Hector Pasten (PUC, Chile)

3a Semana de Engenharia Matemática e Matemática Aplicada (SEM²ap)

Datas: 27 a 31 de julho de 2020.

Local: Ao vivo, no canal YouTube da SEM²Ap.

Programação e inscrições: www.semap.rio.br.

Evento organizado pelos alunos da graduação da Matemática da UFRJ, incluindo palestras, mesas redondas, seminários e bate-papos. Temas incluem Matemática Pura, Biomatemática, Finanças, Ciência de Dados, Modelagem Matemática e Computação Científica.

ICM 2018

logomarca

The ICM (International Congress of Mathematicians) is the most important Mathematics event on the planet. It happens once every 4 years, and its 2018 edition was held in Rio de Janeiro -- the first time this event took place in Latin America. For more information, check the official website.

O ICM (Congresso Internacional de Matemáticos) é o evento matemático mais importante do planeta. Ele acontece uma vez a cada 4 anos, e sua edição 2018 foi aqui no Rio de Janeiro -- a primeira vez que tal evento veio para a América Latina! Para saber mais, visite o site oficial.

Colóquio do IME

O Colóquio do IME é uma iniciativa que visa a criação de um ambiente fértil para a troca de ideias e para o surgimento de novas colaborações dentro do Instituto. Veja a programação no site do Colóquio do IME!

LAAW 2018

ICM 2018 Satellite Event

Linear Algebra and its Applications Workshop

30-31 July 2018, IME-UFF, Niterói, Brazil.

• Colga 2016: Colóquio de Geometria e Aritmética
    Mensalmente, IMPA, UFF ou UFRJ.
  • EDAÍ 2016: Eventos de Dinâmica Além Instituições
    Mensalmente, PUC-RJ, UFF ou UFRJ.
  • TopDin 2016: Workshop de Topologia & Dinâmica
    22 a 26/2/2016, UFF.